13/05/2014

Falta de planejamento é a principal causa de endividamento dos brasileiros

A principal causa do endividamento é a falta de planejamento financeiro. Não possuir uma reserva de emergência é um risco, já que qualquer eventualidade acaba levando o indivíduo a gastar o que não estava previsto, elevando as chances de uma inadimplência que começa pequena mas que vai aumentando.

 

 

Pesquisas recentes mostram a dificuldade que os brasileiros enfrentam para pagar suas contas em dia. As dívidas chegam a 20% do orçamento familiar, um cenário que se complica ainda mais em vista dos juros cobrados em linhas de crédito pessoal.

 

A inadimplência é um fenômeno que cresceu nos últimos anos acompanhando a expansão do crédito, para utilizar este crédito de maneira sustentável é muito importante um planejamento financeiro.

 

O índice aceitável de comprometimento da renda com dívidas não deve passar de 30% da sua renda líquida. Obviamente que depende da renda, do momento de cada pessoa e de cada família.

 

Especialistas apontam que um número maior do que esse percentual é um péssimo indicador.

 

Mas existe a boa dívida, que é aquela que ajuda a família a melhorar de vida e aumentar seu patrimônio. Acontece que o brasileiro infelizmente mostra pouco planejamento, ficando mais suscetível a utilizar seu dinheiro com bens de consumo imediato.

 

Fazer um controle financeiro para saber quanto ganha e quanto gasta é de suma importância, vale a pena buscar e perseguir uma sobra no final do mês, pois eventualidades acontecem!